O exercício físico durante a gestação e após o parto é seguro e traz uma série de benefícios para a saúde da mãe e do bebê, além de reduzir o risco de complicações relacionadas à gravidez.
Aqui estão alguns dos principais benefícios:
- Melhora do bem-estar geral e qualidade de vida.
- Controle do peso corporal.
- Redução do risco de pressão alta, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.
- Melhora da capacidade de realizar atividades diárias.
- Diminuição das dores nas costas
- Diminuição do risco de ansiedade e depressão.
- Redução do risco de parto prematuro e bebê com peso inadequado.
É muito importante frisar que o exercício físico durante a gestação não aumenta o risco de malformações no bebê, ruptura da bolsa, trabalho de parto induzido, aborto ou mortalidade infantil após o nascimento, e não afeta a composição ou quantidade do leite materno.
E quanto de exercício a gestante deve fazer?
É essencial que a prescrição de exercício seja individualizada, uma vez que depende muito do nível de exercício físico que a gestante já faz e de suas condições de saúde . A quantidade recomendada de exercício físico durante a gestação e pós-parto é a seguinte:
Exercício Aeróbico: caminhada, corrida, natação, bicicleta estacionária. Frequência: > 3-5 vezes na semana Tempo: pelo menos 30 minutos , totalizando 150 minutos de exercício na semana de moderada intensidade ou 75 de vigorosa.
Exercício resistido: como musculação, crossfit e pilates. Frequência: 2-3x na semana, não consecutivos. Intensidade: repetições submáximas, que dependem muito do condicionamento prévio da gestante (1-2 sets para iniciantes, 2-3 sets) para intermediárias e avançadas, envolvendo grandes grupos musculares.
O mais importante é que a gestante se mantenha ativa e utilize o exercício físico para ter uma gestação mais saudável.
Referências:
- Guia de atividade física para a população brasileira. Ministério da Saúde.Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde.
- Guidelines for exercise testing and prescription- ACSM 10 edition.