Lesão de isquiotibiais no esporte

Lesão Muscular na Coxa: Causas, Sintomas e Tratamento

A lesão muscular na coxa, especialmente a distensão muscular dos isquiotibiais, é uma das lesões mais comuns em esportes, especialmente em atletas de esportes com corridas intensas e repetidas, como futebol e atletismo. Essa lesão geralmente ocorre na junção músculo-tendão do músculo.

Sintomas e Causas:

  • Dor aguda, muitas vezes como se alguém tivesse batido na parte de trás da coxa, levando o atleta a interromper a atividade.
  • A força é significativamente reduzida, e o atleta não consegue mais correr na velocidade máxima.
  • Pode aparecer um hematoma ou até mesmo um GAP muscular, dependendo da gravidade.

Fatores de risco:

  • Um fator de risco significativo para lesões musculares na coxa é o histórico de lesões anteriores. Ter uma lesão anterior aumenta o risco para os atletas entre cinco e dez vezes em comparação com atletas sem lesões anteriores.
  • Outros fatores de risco incluem aumento da idade, diminuição da flexibilidade e fraqueza muscular na parte posterior da coxa em comparação com a parte anterior.

Diagnóstico e Tratamento:

  • Os achados do teste funcional incluem redução da força isométrica e dinâmica. Às vezes, um tendão ou músculo rompido pode ser palpado.
  • Ressonância magnética e a ultrassonografia musculoesquelético podem ser usadas para determinar a extensão e gravidade da lesão e se o paciente tem ruptura total do tendão ou avulsão.
  • O tratamento segue o princípio PRICE (proteção, repouso, gelo, compressão e elevação) e o processo de reabilitação padrão para lesões musculares.
  • Rupturas agudas dos três tendões do músculo isquiotibial, uma lesão incomum, podem ser corrigidas cirurgicamente com bons resultados.

Conclusão: A compreensão dos mecanismos de lesão e o tratamento adequado são essenciais para a recuperação eficaz da lesão muscular na coxa.

A identificação precoce da lesão, juntamente com a aplicação de métodos de tratamento apropriados pode acelerar significativamente o processo de recuperação e reduzir o risco de complicações a longo prazo.

Manter a flexibilidade muscular, fortalecimento e condicionamento adequados, juntamente com uma abordagem progressiva ao treinamento esportivo, pode ajudar a prevenir lesões musculares recorrentes e manter a saúde geral dos atletas.

É importante que os atletas, treinadores e profissionais de saúde estejam cientes dos sinais, sintomas e tratamentos adequados para as lesões musculares na coxa, visando uma recuperação rápida e eficaz e um retorno seguro à atividade esportiva.

Referência:

The IOC Manual of Sports Injuries. Geoffrey M. Verrall. Acute Thigh Injuries. The IOC Manual of Sports Injuries. Wiley-Blackwell, 2012, 339-345.

Compartilhar